Gestão Farmacêutica2018-08-28T13:47:18+00:00

Gestão Farmacêutica

Nas gestões do Instituto Bom Jesus o desperdício de medicamentos é zerado. Sabemos que O Sistema Único de Saúde gasta cerca de 7,1 Bilhões de reais por ano na compra de medicamentos de alto custo, sendo que só nos anos de 2014 e 2015 segundo a Controladoria Geral da União – CGU foram desperdiçados mais de 16 milhões de reais em medicamentos vencidos ou com armazenagem incorreta. As perdas alarmam, mas não são o único problema do programa. Em 14 Estados, o controle de estoque simplesmente não correspondia aos remédios que realmente estavam armazenados. Ou seja: produtos foram retirados ou entraram nos estoques sem que tenham sido registrados oficialmente pelos responsáveis – o que deixa uma porta aberta para mau uso de dinheiro ou produto público.

Nós do IBJ temos ajudado as prefeituras e estruturas hospitalares que estão fora das normas da Anvisa, e que não tem controle sobre os medicamentos, sejam sanitários, financeiros, contábeis e de estoques.

Nossa gestão é iniciada com a implantação de local apropriado para o acondicionamento dos medicamentos, que serão monitorados por softwares, servidores e terminais. Todos os medicamentos terão o controle initerrupto de suas datas de vencimentos e controle de descartes por meio de código de barras, possibilitando que nenhum medicamento seja desperdiçado.

Complementando o processo de gestão de farmácias está o treinamento constante dos profissionais para manuseio dos sistemas e software e controle técnico dos produtos, e todo o planejamento da distribuição dos remédios nas casas dos pacientes e usuários que precisem recebê-los.

Todos esses problemas podem ser extintos com a gestão tecnológica de farmácias, capacitação dos profissionais e planejamento e estudo de logísticas eficazes.

As suas opiniões, sugestões ou dúvidas são muito importantes!

ENTRE EM CONTATO